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Dia Internacional do Brincar - 28 de maio

“Toda criança deve ter tempo para estudar, para comer, para dormir… como também para brincar”. 

Brincar é uma atividade essencial na infância, tornando a criança ativa, criativa, e permitindo comunicar com os outros e consigo mesma. Através das brincadeiras a criança aprende a explorar, a vivenciar as tarefas do dia-a-dia e a adquirir e desenvolver novas competências. O adulto deve possibilitar tempo e espaço para que a criança brinque, originando uma oportunidade para que todos os aspetos do desenvolvimento sejam colocados em prática.


O Brincar deve ser estimulado e incentivado em todos os contextos, pois representa vários benefícios para o desenvolvimento infantil da criança:

  • Estimula a atenção e a concentração;
  • Aumenta a memória;
  • Desperta a imaginação, a fantasia e a imitação;
  • Convida à exploração, à criatividade e ao conhecimento;
  • Ajuda a criança a expressar-se e a melhorar a sua linguagem;
  • Ajuda a criança a fazer amigos e a conviver;
  • Aumenta a autoestima e a autoconfiança;
  • Proporciona autonomia e sentido crítico;
  • Ensina a compartilhar, a colaborar e a trabalhar em equipa;
  • Contribui para a saúde e qualidade de vida. 


Esta atividade possibilita que a criança se desenvolva e se torne um adulto mais consciente, afetivo, equilibrado, comunicativo e com uma panóplia de experiências muito mais significativa.


Saiba mais sobre o Brincar e a sua importância:

“É preciso tirar as crianças do sofá” – Carlos Neto, Professor Catedrático, investigador na Faculdade de Motricidade Humana fala-nos da importância do Brincar no desenvolvimento da criança, dando espaço e tempo à brincadeira porque, “brincar é estruturante”. Mas vai mais longe e afirma que é preciso haver a coragem de mudar o paradigma da “trilogia, escola, comunidade e família”, porque, caso contrário, “o que hoje ensinamos na escola provavelmente não servirá para quase nada”.


Consulte a entrevista completa aqui (páginas 4 e 5).

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