“Toda criança deve ter tempo para estudar, para comer, para dormir… como também para brincar”.
Brincar é uma atividade essencial na infância, tornando a criança ativa, criativa, e permitindo comunicar com os outros e consigo mesma. Através das brincadeiras a criança aprende a explorar, a vivenciar as tarefas do dia-a-dia e a adquirir e desenvolver novas competências. O adulto deve possibilitar tempo e espaço para que a criança brinque, originando uma oportunidade para que todos os aspetos do desenvolvimento sejam colocados em prática.
O Brincar deve ser estimulado e incentivado em todos os contextos, pois representa vários benefícios para o desenvolvimento infantil da criança:
- Estimula a atenção e a concentração;
- Aumenta a memória;
- Desperta a imaginação, a fantasia e a imitação;
- Convida à exploração, à criatividade e ao conhecimento;
- Ajuda a criança a expressar-se e a melhorar a sua linguagem;
- Ajuda a criança a fazer amigos e a conviver;
- Aumenta a autoestima e a autoconfiança;
- Proporciona autonomia e sentido crítico;
- Ensina a compartilhar, a colaborar e a trabalhar em equipa;
- Contribui para a saúde e qualidade de vida.
Esta atividade possibilita que a criança se desenvolva e se torne um adulto mais consciente, afetivo, equilibrado, comunicativo e com uma panóplia de experiências muito mais significativa.
Saiba mais sobre o Brincar e a sua importância:
“É preciso tirar as crianças do sofá” – Carlos Neto, Professor Catedrático, investigador na Faculdade de Motricidade Humana fala-nos da importância do Brincar no desenvolvimento da criança, dando espaço e tempo à brincadeira porque, “brincar é estruturante”. Mas vai mais longe e afirma que é preciso haver a coragem de mudar o paradigma da “trilogia, escola, comunidade e família”, porque, caso contrário, “o que hoje ensinamos na escola provavelmente não servirá para quase nada”.
Consulte a entrevista completa aqui (páginas 4 e 5).